Nossa ceia foi tranqüila apenas eu, o marido, os filhotes e a sogra, nem por isso deixei de fazer um jantar gostoso e me preocupar com todos os detalhes. Na mesa coloquei uma toalha branca linda, com ponto ajour feito à mão, arrematado com uma rosinha de crochê nos 4 cantos, um mimo que minha talendosa mãe fez. Para comer fiz arroz com caldo de legumes, champignon e lascas de amêndoas torradas, peito de chester e picanha suína assados, farofa de damasco, uvas passas com presunto Parma e purê de batata. Para a sobremesa me arrisquei e dessa vez não servi nada comprado, ao contrário testei uma receita de chocolate do livro Nigella Bites que me presenteei de Natal. Adorei tudo e fui dormir feliz, já as crianças dormiram esperando o Papai Noel que veio de madrugada e deixou os presentes na escada, acordei com os meninos animadíssimos abrindo os pacotes, a inocência é uma das melhores coisas da infância, Ho, Ho, Ho.
Potinhos de Chocolate
175 g de chocolate amargo da melhor qualidade pelo menos 70% cacau
150 mL de creme de leite duplo ou com o maior teor de gordura que encontrar
100 mL de leite integral ½ colher (chá) de essência de baunilha de verdade
¼ colher (chá) de pimenta da Jamaica
1 ovo
Fiz minhas adaptações e achei que ficou ótimo, principalmente pela praticidade e porque eu nunca faço sobremesas. Eu usei creme de leite fresco, chocolate meio amargo com 50% de cacau e 1 colher (chá) de essência de baunilha dessas de super, porém não coloquei a pimenta.
Quebrar o chocolate em pedaços pequenos ao modo do Jamie Oliver que bate o tablete fechado na pia ou usando o processador (Nigella), eu optei pela praticidade do Jamie. Aqueça o leite e creme de leite até quase ferver, junte a baunilha e a pimenta caso queira usar. Coloque essa mistura sobre o chocolate espere 30 segundos e bata no processador por mais 30 segundos, coloque o ovo na mistura e bata novamente por 45 segundos. No livro manda quebrar o ovo sobre a mistura e bater, mas eu bati o ovo e fui colocando aos poucos e incorporando rápido para não cozinhá-lo. Ponha nos copinhos ou taças, como eu fiz, e deixe na geladeira por pelo menos 6 horas.
Oi Amigaaaaa...que saudade!! Feliz 2011 p você e sua família com tudo de maravilhoso para vocês!! Ai, que mimo essa toalha que sua mãe fez, ela sempre muito delicada, né? Minha familia esteve por aqui para passar natal e ano novo, aproveitamos muito!Ahhh, to especialista em cuzcuz marroquinho (rsss) fiz um tipo "a italiana" com molho de tomates em pedaços, muzzarela por cima e forno. Incrementei o molho com as especiarias "medicinais" que gosto e ficou "do cabrunco" como dizem aqui!! Tirei fotos e depois vou te mandar...To aguardando sua próxima dica culinária!!bjo bem grande. Angela
ResponderExcluirAmiga, acabei de descobrir que nao é muito legal escrever muzzarela...O correto é “muçarela” ou “mozarela”, mas por uma questão de “convenção social” aceita-se mussarela..mas sempre leio muzzarela, entao...rsss. Angela
ResponderExcluirAmiga estou louca para te visitar e experimentar sua nova fase culinária.
ResponderExcluirBj e Feliz 2011