terça-feira, 5 de outubro de 2010

Projeto Alimentação Saudável Colégio Múltiplus

Meu filhote o Luca estuda no Colégio Múltiplus no Estimulação III da Prô Fernanda Martins dos Santos e ontem ele levou para casa a Celinha (cenoura) e a Nana (Banana) as duas personagens do projeto alimentação saudável. Eu não poderia deixar de registrar aqui meu contentamento com essa iniciativa da Fernanda que tem se mostrado uma excelente professora cheia de idéias e com muita vivacidade em seus projetos. Tempos atrás ela estava ensinando sobre animais da fazenda e convidou os pais para um café da tarde de fazenda com todos os quitutes (pão de queijo, milho cozido, bolo de milho, café com leite, etc) e em parceria com a UNOESTE ela simplesmente levou para a escola filhotes de animais da fazenda como bezerro, leitãozinho, coelho, galinha, cordeirinho. Foi lindo ver as crianças interagindo com os bichos na maior empolgação! Voltando ao projeto sobre alimentação, a criança leva os personagens e um caderno de receita onde os pais colocam a receita saudável que preparou em casa e fotos para ilustrar a farra na cozinha. Ontem foi a vez do meu Luca preparar uma receita saudável com a mamãe e eu louca por comida preparei logo duas. Iniciamos com uma canja bem gostosa, pois o irmão (Ian) estava meio febril, a seguir pão integral com cenoura e alecrim, depois que meus anjos foram dormir fiquei assando pães até mais de meia noite, mas fui dormir feliz. A Fernanda é uma criatura diferenciada, está sempre com um sorriso lindo e os olhos brilhando, característica das pessoas inquietas e que fervilham em idéias.


Canja de frango
1 filé de frango
1 batata
1 cenoura
5 ervilhas tortas
¾ de xícara de arroz integral cozido
2 CS cebola batidinha
Cebolinha verde (1 punhado)

Fritei o filé de frango em azeite e depois coloquei a cebola para murchar. Depois é só adicionar os legumes fritar um pouco, a seguir o arroz integral, colocar 1 litro de água e 10 minutos na pressão. Corrigir o sal, desfiar o frango e se esbaldar ao ver os filhotes comendo tudinho!

O pão usei minha receita tradicional já postada aqui no blog, a diferença foi que passei 2 cenouras na centrífuga e usei o caldo para completar o leite e coloquei 1 colher de sobremesa de alecrim fresco, ficou num perfume só.










Momentos gourmet!!!!