domingo, 21 de agosto de 2011

Meu cordeiro com especiarias inspirado pelo Claude troisgros!


Nesse sábado frio e chuvoso resolvi fazer minha versão de cordeiro com especiarias acompanhado de cuscuz marroquino do Claude Troisgros exibido no programa Que Marravilha do GNT e adorei o resultado. Essa marinada cheia de especiarias com sabor adocicado é perfeita para temperar cordeiro e eu já havia usado em churrasco que também ficou muito bom. Porém, no forno achei bem melhor! O cordeiro é pouco consumido no Brasil, mas sua carne é muito apetitosa, de sabor adocicado e delicado; muito versátil, pode ser preparada de várias maneiras e em nada se parece com aquele “carneiro velho” que um dia você experimentou e reluta em provar novamente. Parte por causa dessa mentalidade do consumidor, parte pelo pouco incentivo ao consumo e outro tanto pela falta de bons produtos no mercado, essa deliciosa opção ainda fica reservada às festas de final de ano, sendo que poderia ser o prato principal, pelo menos uma vez por semana. Essa paleta meu amado pai, adorador dessa iguaria, que até cria ovelha para consumo próprio, trouxe-me na semana passada e pesava em torno de 1 kg, ou seja, carne de qualidade de animal de origem conhecida e abatido jovem.

A receita do Claude pode ser acessada aqui e a minha segue abaixo onde fiz inúmeras adaptações, mesmo assim ficou uma marravilha!

- Paleta de cordeiro de aproximadamente 1 kg limpa e furada para penetrar o tempero;

Para a Marinada
- 2 cs (Colher de sobremesa) de páprica doce;
- 1 cs de cominho;
- 1 cs de açafrão;
- 1 cs de gengibre fresco;
- ½ colher de café de canela (pitada);
- 1 cebola média;
- 3 dentes de alho;
- 2 CS (colher de sopa) de azeite;
- 1 laranja;
- cs de sal grosso.
Bati todos os ingredientes da marinada no mix e ficou um molho bonito, de coloração laranja, com perfume oriental e sabor delicioso. Besuntei a paleta, coloquei em forma coberta com papel alumínio, após deixar no forno médio por 2 horas e meia, retirei o papel, virei a paleta e deixei corar regando com o caldo da assadeira, sem deixar secar. Retirei do forno, desossei a carne e desfiei grosseiramente, na assadeira coloquei meio copo de água fervendo, um punhado de uvas passas sem semente e deixei ferver raspando o fundo e misturando no caldo. Revolvi a carne nesse molho e o resultado visual pode ser visto na foto, já o sabor tem que fazer para experimentar, hum...vale a pena!
A receita do cuscuz já coloquei em outra postagem, mas nessa versão usei berinjela, grão de bico, azeitona preta e champignon.