domingo, 7 de novembro de 2010

Salada de pimentões assados e molho para churrasco

Ganhei uma pimenta dedo de moça gigante do prof. Pedro Tomate e plantei as sementes, mas nasceram pimentões. Conversei com o Pedro que me explicou que existe uma mistura grande da família das pimentas com pimentões por isso essa diversidade. O Pedro sabe tudo de horta orgânica e eu adoro conversar com ele que sempre nos alerta para ficar longe dos tomates convencionais por causa do veneno. Eu estou com um projeto de fazer horta em casa e já avancei um pouco na minha empreitada, porém acho que só nas férias darei cabo ao plano inicial. Por hora tenho umas ervas aromáticas e os pimentões que foram os primeiros legumes plantados, os meninos que adoraram ajudar no plantio, acompanhar o crescimento e colher os pimentões, na hora de comer refugaram! Mas comeram sem saber, disfarçados no feijão, na carne cozida e não reclamaram. Com a inspiração da horta comprei uns pimentões vermelhos suculentos e fiz uma entrada legal que comemos em um churras final de semana passado junto com um molho tbm para churrasco, receita da minha mãe, que é dos deuses. Quer fazer bonito nas comemorações de final de ano? Leve esse molho, vai por mim e arrase.
Entrada de Pimentão
- 2 pimentões assados sem pele cortados em tira;
- 1 dente de alho fatiado;
- azeite;
- alcaparras;
- sal a gosto.
Deixei os pimentões assando em forno bem quente por 1/2 hora e assim que saiu do forno coloquei em saco de papel de pão e fechei até esfriar para facilitar a retirada da pele que sai super fácil. Piquei em tiras, coloquei os demais ingredientes, reguei com bastante azeite e deixei na geladeira para servir no outro dia. 
Molho para churrasco
- 1 maionese pequena light;
- 1/2 copo pequeno de azeite;
- 2 dedos do mesmo copo de vinagre;
- 1 cebola media;
- 3 dentes de alho;
- 1 noz moscada ralada;
- 1/3 lata de molho de tomate
- 4 cravos;
- 2 folhas de louro.
Bater tudo no liquidificador e deixar em vidro fechado na geladeira, além de ficar maravilhoso com carne, pode ser usado na torrada ou para temperar asinha de frango para assar.