terça-feira, 12 de outubro de 2010

Primavera, Feriado e Lasanha

Sábado, véspera de feriado, manhã de sol,  nem bem acordei já comecei a pensar no menu do almoço, então me lembrei que eu nunca fiz uma lasanha de arrasar. Também comi poucas, de arrasar, para ser sincera. Mas no geral lasanha é um prato bem dominado pela maioria das pessoas, inclusive já ouvi gente dizendo: Não cozinho nada, mas faço uma lasanha, hummm! Urgh! Nas poucas vezes que fiz, nunca fiquei satisfeita, por isso passei a preparar muito raramente, consequentemente, sem prática minha lasanha nunca ficava realmente boa. Hoje falei para mim mesma com a faca empunhada para o alto: Ei de vencer essa massa. Comecei dando uma olhada rápida em umas três receitas de livro, incluindo a própria embalagem da massa, e adaptando ao que eu tinha na geladeira e na despensa. O segredo é a proporção massa molho e é onde eu costumava errar: hora menos molho hora enxurada de molho, tudo porque eu colocava o molho à olho e estava caolha.  Transcrevo aqui minha receita para nunca sair do meu caminho, ou melhor do caminho da receita e nunca desrespeitar uma medida (só em pequenas proporções), amém.

Minha Lasanha Padrão

1 pacote massa fresca para lasanha
½ kg queijo mussarela
½ kg presunto
1 litro molho de tomate
Requeijão
½ copo leite
Parmesão ralado

Para o molho de tomate refoguei cebola em óleo de milho e coloquei um pedaço de knorr, quando as cebolas ficaram cozidas (transparentes) juntei 2 latas de molho pronto, 1 lata de tomate pelado , 1 copo de água e 8 folhas de sálvia fresca. Deixei cozinhar até reduzir um pouco.

Montagem: Em uma travessa ou assadeira alta (eu usei essa) forrar o fundo com molho de tomate, colocar a massa de lasanha, presunto, queijo, molho, e iniciar todas as camadas novamente (ao gosto de cada um), mas finalizar com queijo, requeijão catupiry, ½ copo de leite e queijo parmesão ralado. Cobrir com papel alumínio e assar em forno pré-aquecido 180º C por 1 hora (lembrando que cada forno tem seu time de uso, que sua dona conhece). Retirar o papel alumínio, gratinar e servir.



















As flores demostram que a primavera chegou, junto com a chuva transformando a paisagem árida em um colorido eletrizante.