domingo, 1 de maio de 2011

11º Encontro da Confraria de Vinhos: França

Na última sexta-feira a 11a Reunião da Confraria Amigos do Vinho aconteceu em minha casa para degustar vinhos franceses, graças à blogosfera culinária e ao meu livro do Anthony Bourdain acho que consegui reproduzir um jantar Francês legal para a degustação, principalmente levando em consideração meu tempo curtíssimo. Fechei o cardápio quinta-feira à noite, comprei tudo na sexta na hora do almoço e comecei às 18:30 h a cozinhar, contando com a ajuda da Marina às 21:40 h estava quase tudo pronto para ser finalizado na hora de servir. Meu jantar Francês consistiu de: 1º prato – Entrada: Caldo de Aspargo; 2º prato – salada: Salada de Endívia; 3º Prato: Prato Principal: Beouf Bouirguignon  do Anthony Bourdain com purê de batata; 4º queijos: Brie, Cablanca e Gruyère; 5º Sobremesa: Mousse de Maracujá. Abaixo de cada foto segue a receita, não irei citar os vinhos, pois a Denise está com todas as informações minunciosamente registradas e irá cuidar dessa parte.

O Creme de Aspargo com Crocante de Bacon eu encontrei no Panelaterapia fiz duas receitas, que serviu 6 pessoas, apenas adaptei colocando queijo Gruyère no lugar do parmesão e mais queijo por cima na hora de servir, ficou delicioso!

A Salada de Endívias, Gorgonzola, Uva e Nozes também é do Panelaterapia e eu também alterei algumas coisinhas. Usei requeijão ao invés de creme de ricota e o molho fiz com mostarda Dijon, aceto Balsâmico, azeite, tomilho e sal. Hummm!

O Beouf Bouirguignon, clássico da cozinha francesa, ficou bem gostoso, usei fraldinha ao invés de uma carne mais dura que acho que ficaria melhor, vou experimentar na próxima vez e transcrevo a receita em outro post. O purê de batata fiz misturando leite integral, creme de leite fresco e manteiga em uma panelinha até levantar fervura, depois coloquei esse creme sobre as batatas amassadas em uma panela, provei o sal, coloquei noz moscada e pimenta do reino moída na hora e deixei ferver, batendo com um fouet, até ficar liso e cremoso.

Dei uma escorregada nos queijos, dos 3 que servi apenas um era Francês (Brie), um Holandês de cabra (Cablanca) e um Suíço (Gruyère), mas o de cabra é de matar de bom!


A Mousse de Maracujá ficou perfeita! Com consistência maravilhosa, super aerada e muito fácil de fazer. O segredo está em tirar o soro do creme de leite Nestlé e bater no liquidificador, junto com os outros ingredientes por pelo menos 5 minutos. Usei 1 lata de leite condensado Nestlé (gelado), 1 lata de creme de leite Nestlé (sem soro) e 1 lata de suco de maracujá comprado (gelado). Após bater bastante no liquidificador coloquei em taças de champagne, cobri com a calda feita com 2 maracujás, 2 colheres de açúcar cristal e água. Para a calda misturei tudo e deixei no fogo até engrossar um pouco. Ficou umas 5 horas na geladeira antes de hora de servir e rendeu 6 taças cheias como na foto. Um casal infelizmente não compareceu e aos que vieram externo nossos agradecimentos por uma noite tão agradável!