sábado, 30 de outubro de 2010

Cuscuz Marroquino





Algum tempo atrás descobri a facilidade que é fazer cuscuz marroquino e minha vida mudou. Mudou porque além de simples de fazer é uma delícia e muito versátil. Para mim, hoje, o cuscuz está para a culinária assim como o pretinho básico está para a moda. Use e abuse desse cuscuz como acompanhamento servido quente ou frio.  Encontrei no Super na seção de importados, comprei essa caixinha simpática da foto e levei para casa, porém levou uns 3 meses para testar, e desde então virou mania na minha cozinha.

Cuscuz Marroquino de Berinjela

Siga as instruções da embalagem para fazer a base que servirá para incorporar qualquer variação, ou seja, para 1 copo de cuscuz medida igual de caldo de legumes (uso knorr) fervendo que é colocado sobre os grãos e abafado (tampado) por uns 10 minutos. Depois solte os grãos com garfo e coloque manteiga ou azeite. A partir desse ponto você pode exercer sua criatividade e criar variações de acordo com o prato principal ou o que você tiver em casa ou nas proximidades.

- 1 xícara de cuscuz (preparado como descrito acima)
- 1 berinjela grande cortada em cubos com casca
- 1 cebola pequena em cubos pequenos
- 2 dentes de alho em lâminas
- 1 lata de grão de bico
- uva passa a gosto
- alcaparra a gosto
- azeite ou um bom óleo (cânola, girassol, etc)  para fritar a berinjela

Frite a berinjela após deixar de molho em água com sal e secar, escorra em papel, deixe azeite na frigideira suficiente para refogar o alho, cebola. Incorpore os outros ingredientes, uva passas (hidratadas), grão de bico, alcaparra, berinjela e por último o cuscuz misture tudo por uns minutos.  Pronto!