quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Panquecas para o café da manhã dos pequenos


Fiz panquecas domingo de manhã e o Ian adorou, porém o Luca com seu paladar melindroso nem experimentou, uma pena porque eu tenho certeza que teria gostado. Essa receita está no site Panelinha da Rita Lobo e no livro “Panelinha – Receitas que funcionam”. Sempre reproduzo as receitas da Rita porque não tem erro, elas realmente funcionam!
Pancakes, ou as panquequinhas da Lulu
Serve 4 pessoas
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
1 ovo
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco (usei de caixinha)
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
+ manteiga para untar
maple syrup (xarope de bordo, comum nos EUA e Candá)  para regar, mas um bom mel também dá (usei cobertura de sorvete sabor morango)
Modo de preparo
1. Numa tigela grande, misture a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Faça um buraco no meio e junte o leite, o ovo e o creme de leite fresco. Com uma colher, misture até a massa ficar lisa.
2. Derreta as 2 colheres (sopa) de manteiga e misture à massa.
3. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando estiver quente, unte com manteiga, espalhando com um papel-toalha bem dobrado para não queimar a mão. Coloque uma colherada da massa e deixe dourar por alguns minutos. Com uma espátula, verifique embaixo e, se já estiver dourada, vire e deixe dourar do outro lado. Transfira para uma travessa.
4. Repita o procedimento com toda a massa, untando a frigideira antiaderente com manteiga, espalhada com um pedaço de papel-toalha, sempre que necessário. Na hora de comer, regue com bastante maple syrup ou com um pouquinho de mel.