terça-feira, 31 de maio de 2011

Aspargos frescos e batatas do Jamie Oliver


As receitas do Jamie Oliver são maravilhosas, a maioria fácil de fazer e tem uma displicência marota que é a cara dele. Não desgrudo da TV quando consigo assisti-lo “brincando” na cozinha, adoro! Então, por pura influência desse jovem chefe inglês pop fiz aspargos frescos e batatas assadas para acompanhar a picanha na chapa num domingo de inspiração culinária. 

Aspargo com bacon ao forno
1 pcte de aspargos frescos
5 fatias de bacon magro picadas
Azeite, sal grosso e tomilho a gosto.

Em uma refratária reguei azeite e misturei os aspargos para envolvê-los no óleo, por cima distribui o bacon, temperei com sal grosso triturado e alguns ramos de tomilho fresco. Levei ao forno quente sem papel alumínio até os aspargos ficarem assados, aproximadamente 30 minutos, até dar uma corada e derreter o bacon, mas fique de olho, pois cozinha rápido. Esses aspargos estavam tenros e doces antes de cozinhar, comprei no Feirão Oda II (Rua: Rui Barbosa, 1054 fone 18 3221-7119), chega toda quinta-feira apenas por encomenda, entre outras coisas que não se encontra por essas bandas.


Batatas “assadas” na frigideira
3 batatas pequenas com casca por pessoa
Alguns dentes de alho
Azeite, sal grosso, alecrim a gosto

Cozinhei as batatas em água com ½ colher de sal grosso até ficarem macias. Em uma frigideira grande e antiaderente coloquei um tanto bom de azeite (2 CS) , os ramos de alecrim e as batatas com os dentes de alho. Amassei um pouco as batatas para pegar sabor, coloquei uma pitada de sal grosso e fui virando até pegar cor por todos os lados, acrescentando um fio de azeite quando necessário.