domingo, 8 de janeiro de 2012

Formatura Infantil

Dia 14 de Dezembro teve comemoração de formatura do ensino infantil do meu filho Ian e a mamãe aqui ficou com a função de fazer o discurso. Até aí tudo bem, porém o tempo foi passando e só de pensar no que falar sentia calafrio e forte arrependimento. Mas, com as palavras de incentivo e dicas preciosas de algumas Maternas, em especial à Penélope, Raquel, Janete, Anna Márcia e Marta fiz um discurso que realmente traduz o que eu e o pai acreditamos. Foi muito emocionante, adoramos a festa e estamos felizes com nossas escolhas até o momento. Parabés Ian! Agradeço todas as professoras que estiveram presentes nesse ciclo tão importante de sua vida e em especial Regina Friol, Marcela Salvador e Renata Ceará.





Segue abaixo o discurso completo.

Agradeço por falar em nome dos pais e confesso que a tarefa não é fácil principalmente pela carga emocional que essa cerimônia me confere, ao ver meu querido filho Ian crescer física e cognitivamente de uma forma tão veloz que mal consigo acompanhar.

Inicio cumprimentando todos os presentes, a família, amigos, professores, funcionários e em especial essas lindas crianças que hoje completam um dos ciclos de maior importância de suas vidas, se não o maior. É no jardim que aprendemos grande parte de tudo que teremos que usar no futuro .

Nos recreios do jardim se aprende a compartilhar, brincar dentro das regras, não bater nos outros, colocar as coisas de volta no lugar, limpar a própria sujeira, não pegar o que não é seu, pedir desculpas quando se machuca alguém, lavar as mãos antes de comer, puxar a descarga do banheiro, entre muitas outras. Nós os pais aprendemos essas regras entrando na casa dos vizinhos, parentes, soltos que éramos, lembremos que nossos filhos não possuem essa liberdade e a escola faz esse papel crucial para as relações sociais fora do berço familiar.

Além das regras gerais do viver em sociedade, algo mágico se inicia que é o processo de alfabetização. Quanto mais lúdico e preparado for esse método melhor, sobretudo quando o mesmo se inicia cada vez mais precocemente na vida desses pequenos. Tudo que desejamos para nossos filhos é que sejam felizes, tenham valores corretos e alcancem o sucesso, por isso buscamos uma educação sólida e preparadora para o futuro, futuro este onde, muito provavelmente, eles estarão longe de nossas mãos. Isso é possível, principalmente, quando proporcionamos a eles um ambiente escolar em sintonia com o familiar, usando métodos, valores e falas semelhantes.

O Colégio Múltiplus sem dúvida é diferencial nesse processo de alfabetização, tanto quanto no ambiente acolhedor proporcionado pelas professoras, coordenação, funcionários e administração que reforça essa interação família escola. Só temos a agradecer o carinho e competência com que tratam nossas crianças!

Aos pequenos formandos desejo que essa seja a primeira de tantas outras cerimônias que marcarão uma vida de conquistas.
Termino, citando a frase de José Saramago sobre o significado de ter filhos, que resume tudo com síntese e sabedoria:

"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo".