terça-feira, 5 de abril de 2011

Sopas e Caldo Nutritivos



O tempo começa a dar uma esfriada e a gente já quer comer algo quente, substancioso e nutritivo, assim o gasto de energia, que proporciona o aquecimento, começa a dominar nossas opções gastronômicas e aquela saladinha do verão está com os seus dias contados. Aqui em casa, no entanto, as sopas possuem cadeira cativa, pelo menos umas 4 vezes na semana comparecem no jantar porque os meninos gostam, comem os legumes que em seu aspecto natural são abominados, principalmente pelo nosso filho menor que se encontra na fase de odiar qualquer coisa fora dos 4 itens que compõe sua rotineira inclinação de dieta. Para não torná-lo monotemático alimentar, termo que agora me ocorreu, tento mil disfarces e artimanhas para introduzir aos poucos e sem assustar, diversos sabores e texturas. Com o mais velho tudo é mais fácil, pois apelar para o diferente, tipo vamos comer uma comida Árabe ou Japonesa, Italiana, típica Brasileira, surte efeito e ele além de experimentar, gosta e quer comer novamente. Na correria do dia a dia faço receitas rápidas de sopas e caldos nutritivos e agora com a minha horta (olha a primeira foto), então, tô que não me agüento!


Carne e macarrão Cabelo de Anjo

- 1 batata média;
- 1 mandioquinha;
- 1 cenoura pequena;
- 250 g de carne vermelha (patinho, colchão mole, alcatra) ou filé de frango;
- ½ dente de alho
- 2 CS de cebola batidinha;
- sal e cebolinha a gosto;
- 2 ninhos de macarrão cabelo de anjo.

Refogue o alho e a cebola em óleo ou azeite, frite a carne, coloque os legumes e cozinhe em panela de pressão ou normal. Quando os legumes estiverem cozidos, veja se tem bastante caldo (caso precise coloque mais água e deixe ferver) e coloque o macarrão que cozinha em apenas 3 minutos. Deixe descansar alguns minutos e sirva.


Frango e grão de bico

-1 lata de grão de bico;
- 2 tomates bem maduros sem pele e sementes;
- 1 batata grande;
-  ½ cenoura grande;
- ½ peito de frango cortado em filés e temperados;
- 2 CS de cebola batidinha;
- sal e cebolinha a gosto;

Frite os filés de frango e reserve, na mesma frigideira, coloque mais azeite (se precisar), refogue o alho, a cebola, os tomates e coloque o grão de bico, os legumes e a água. Desfie o peito de frango coloque na panela e deixe ferver em fogo baixo até cozinhar os legumes, então coloque cebolinha verde e sirva.



Essa sopa de mandioca pós-churrasco, que eu já postei a receita, faz o maior sucesso aqui em casa. 

Esse caldo de beterraba com gengibre que eu também já postei a receita é um super coringa como entrada, tanto no verão (sirva frio), quanto no inverno (sirva quente).