quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Orgia gastronômica no carnaval

Só fiz comer nesse carnaval. Também a chuva não deu trégua e eu adoro uma desculpa para comer. Fui a dois almoços na casa de amigos. Na casa da Sílvia, minha ex-professora e hoje querida amiga de trabalho comi um maravilhoso churrasco feito pelo Júlio, o seu marido gourmet. Além do ambiente delicioso, em minha opinião o show do almoço ficou por conta do Noix (entrecôte, contra-filé) com catupiri. Primeiro o Júlio besunta uma peça de noix com shoyu e sal grosso triturado mais fino, coloca na churrasqueira para selar de todos os lados, depois corta em bifes de mais ou menos 3 dedos, coloca mais sal, novamente sela a carne na brasa e corta em tiras (dependendo do gosto mais passada ou menos) e finaliza colocando catupiri. A carne desmancha na boca e o sabor do catupiri dá o toque final. Comi acompanhado de vinho Cabernet argentino rodeada por amigos da melhor qualidade. Nada melhor para um domingo chuvoso. Na terça de carnaval fomos à casa do Zé Ricardo gente boníssima, também amigo do trabalho. Comi massa caseira deliciosa, frango desossado recheado assado na brasa e leitoa pururuca. Sem comentários! Mas o que me deixou de boca aberta, tanto que quase nem sobrou lugar para os comes principais foi a salada de hortelã. Gente, essa salada com pão é inacreditavelmente deliciosa! Receita da Lú esposa do Zé. Para o molho ela coloca no azeite alho em fatias, azeitonas pretas e verdes picadas e deixa tomar gosto durante uma noite. No dia seguinte lava as folhas de hortelã, seca, coloca em uma saladeira, junto com castanha do Pará picada e rega com o molho; nem sal é necessário, pois as azeitonas salgam o molho na medida certa.

2 comentários:

  1. Nossa, isso sim que é carnaval!!! que monte de rango!!! mas o que eu fiquei mesmo com vontade de provar foi a salada de hortelã....maior "praga" na minha horta, vou providenciar...bj

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Caliê! vc me surpreendeu com os dotes culinarios, eu ficaria feliz em ver a Raquel seguir seu exemplo. Fiz as peras em calda mas como vc eu gosto de variar coloquei vinho do porto na calda ficou uma delícia....fiz tbem a salada de hortelã o molho é maravilhoso.Parabéns ....visitarei sempre seu blog..bj.

    ResponderExcluir