domingo, 21 de março de 2010

Uma "paella", um bom "malbec" e amigos...


Para não fugir à regra de que minhas sextas-feiras são especiais, essa última foi sensacional. Participo de uma confraria de vinho com 5 casais que se encontram mensalmente e degustam determinada cepa ou casta de vinho acompanhado de boa comida e ótima conversa. Nossos encontros Pantagruélicos em homenagem ao Bacco começaram em Julho do ano passado no aniversário do Daniel, Presidente fundador da confraria. O primeiro encontro de 2010, na casa do casal Ceci e Nelson, abriu o ano com chave de ouro com a Paella maravilhosa da foto, de sobremesa peras cozidas em calda de gengibre e cardamomo com sorvete de creme e para arrematar café preto. Em homenagem aos Hermanos, que dividiram a noite no gosto dos convivas, degustamos o Malbec. O vinho destaque da noite foi o Malbec Catena 2007 pontuação 91 na escala de Robert Parker (variação 50 a 100), trazido pelo casal Denise e Renato, que mais uma vez nos brindou com biscoito fino da enologia. A trilha sonora, como não podia deixar de ser, teve contribuição do meu marido com Sonic Youth, Beatles e uma antologia de Punk década de 70. Saímos felizes e certos de que celebrar a vida é a melhor maneira de vivê-la. Não darei a receita da Paella porque acho que esse prato tem inúmeras variações e quase nunca uma fica igual à outra. Mas a pêra estava de matar de boa, achei simples de fazer e extremamente elegante.

Pêras em calda do Nelson

- Pêras descascadas cortadas ao meio pelo comprimento (2 partes por conviva);
- Calda fina de açúcar (250 g de açúcar para 1/2 litro de água), 1 baga de cardamomo, uns 2 cm de gengibre ralado.

Colocar as meias pêras para cozinhar durante 20 a 30 minutos na calda. Retirar as metades colocar no prato regar com a calda e colocar 1 bola de sorvete de creme. Como eu quase nunca consigo seguir a receita ao pé da letra resolvi que quando fizer a minha eu vou fazer uma calda de chocolate meio amargo derretido para regar, uau!

 A maravilhosa e aguardada Paella!

2 comentários:

  1. Como participante dessa noite Dionísica (pois acabo de parender que Baco é o deus do vinho dos romanos e Dioniso é o deus do vinho dos gregos), tenho que concordar com a Caliê que o Malbec "biscoito fino" estava maravilhoso acompanhado pela Paella. Mas acho importante registrar tb que a paella foi temperada com açafrão legítimo (pistilos da flor de Crocus sativus), considerado especiaria na culinária. Precisa dizer mais? Abraço, Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Essa noite ficou entre nossas recordações mais queridas...
    O vinho Malbec, a Paella, os amigos, aromas, sabores, músicas.
    Aos amantes de boa conversa, bebida e comida, fica a sugestão de ousar, arriscar, surpreender – reúnam-se! Escolham algo para saborear e mão à massa – é gratificante.
    Parabéns Caliê pelas sugestões e incentivo,
    Abraços,
    Ceci

    ResponderExcluir