quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pão para que te quero Pão.

A origem do pão data de aproximadamente 12000 anos, juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotânia e até hoje é um dos alimentos mais importantes para o homem. Ele é nutritivo, saboroso, substancioso e o terror das dietas. Para mim dieta é um martírio por ter de abrir mão do pãozinho Francês crocante pela manhã,  ter de  passar rápido pela padaria sem  me seduzir pelo ciabatta que acabou de sair do forno ou o pão Italiano que é a oitava maravilha do mundo. Para receber, sempre gosto de ter pelo menos 3 tipos de pães, manteiga da melhor qualidade, um queijo legal, um patê e uma boa escabeche de berinjela. Gente, não precisa nem se preocupar muito com o prato principal, porque a entrada já é um deleite para os convivas. Pensando em cortar calorias e em uma nutrição mais saudável para minha family resolvi fazer pão integral. Sabe que foi um sucesso! O maridão que antigamente não comia produto integral nem por decreto adorou e os filhotes lamberam o beiço. O Ian falou que meu pão era o mais gostoso do mundo, quase morri de contentamento, conseqüentemente já fiz umas 4 vezes e todas com sucesso absoluto. A receita é para 2 pães médios, vale a pena fazer. Não tem erro!

Pão integral
1 copo de leite morno (copo requeijão)
1 ovo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá rasa de açúcar
2 colheres de sopa bem cheias de margarina light
4 colheres de sopa de azeite
1 saquinho de fermento para pão
3 colheres de sopa bem cheias de farelo de aveia
3 colheres de sopa bem cheias de linhaça
1 copo de farinha de trigo branca
Farinha integral até dar liga.
Misture todos os ingredientes, menos as farinhas, em uma vasilha funda. Depois coloque a farinha até dar ponto. Coloquei pouca farinha branca para ficar mais saudável e o segredo para o pão não ficar pesadão é deixar a massa bem mole num ponto que apenas não gruda nas mãos. Pão integral mesmo quando fica pesadão eu gosto. Deixei crescer por umas 2 horas, amassei enrolei 2 pães e deixei crescer mais uma 1 hora aproximadamente. Forno muito baixo por 50 minutos. Na hora de comer manteiga aviação e café recém passado, hum... Adeus dieta!

4 comentários:

  1. Cá, estou amando suas receitas!!! Faça um favorzinho para esta sua amiga aqui....Páscoa, época de muitos ovos de de chocolate (essa coisa maravilhosa!!) em casa que tem criança então, nem se fale!! Dê uma dicas aí para quem tem muitos ovos de Páscoa no armário e gostaria de aproveitar de outras maneiras a não ser a tradicional...tipo reciclegem de ovos de Páscoa!!

    Beijos de sua amiga de sempre..........

    Raquel
    Botucatu, 08 de abril de 2010

    ResponderExcluir
  2. Querida está demais! Sucesso... vai deixar muita gente com vontade de degustar essas maravilhas... euuu já tô... bjs

    ResponderExcluir
  3. Querida Raquel sobrar ovos de páscoa, que coisa boa! Derreta e faça cobertura de bolo.
    Rô obrigada e te espero para o café da tarde. Estou com saudade.

    ResponderExcluir
  4. Quero comer esse pão maravilhoso!!! Tenho medo de fazer massas, acho que tem que ter um "feeling" especial, ainda não cheguei nessa categoria culinária...rsrsrsrs
    Viu, imagine com ingredientes orgânicos, a farinha, a linhaça...dá uma olhada nesse site, os produtos são de primeira e é possível comprar pelo site:

    http://www.ecobiosaude.com.br/

    Uso esses produtos para fazer nossa granola 7 cereais que já está com 80% de ingredientes orgânicos, vale a pena!

    ResponderExcluir