sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pecados da carne!

Eu tinha pânico de fazer carne assada, pois já servi para a família coisas horríveis que saíram do meu forno, porém não desisti, apenas dei um tempo, pesquisei e voltei com tudo. Comecei acertando um filé mingnon que fiz selando a carne no azeite com alhos, ervas e acabei o cozimento no forno na mesma frigideira. Então passei para a fraldinha, fiz da mesma maneira e ficou ótima. Como estava inspirada com os prazeres da carne (à mesa) assistindo ao programa Naughty kitchens na fox a chef Blythe fez um medalhão alto de filé na frigideira, colocou manteiga congelada com ervas por cima e no forno para chegar ao ponto, amei a dica e fiz com contra filé só não precisou ir ao forno porque eu pedi ao açougueiro bifes com a espessura de dois dedos. Meu bife já não é o mesmo e agora não vou ficar sem um rolinho de manteiga com ervas no meu congelador. Geralmente pego a peça de carne esfrego uma pastinha de sal grosso, azeite e noz moscada e na frigideira com azeite bem quente selo todos os lados junto com ervas frescas (alecrim, tomilho, sálvia, etc) e dentes de alho com casca e batido. Depois vai ao forno, dependendo da espessura da peça, por uns 10-15 minutos para quem gosta de carne mal passada e 30 minutos para pessoas como meu marido que não pode ver um rosinha na carne. Para acompanhar abra um bom vinho eu provei o Santa Helena Carmenère da foto e achei divino. Ai, ai, ui, ui..deus salve minha dieta!. 

4 comentários:

  1. Que delícia...vou tentar aqui em casa, pois carnes não são o meu forte...
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Caliê, mas qual é o segredo pra carne ficar macia quando assada no forno? Sei que selar na frigideira é um deles, mas fora isso... Tô que nem você tava, não presta quando faço carne.

    Tem que assar em forno alto? Médio? Baixo? Tem que tampar? Tem que acrescentar água?

    Eu gosto de fazer as coisas no forno, odeio fritura e sou contra fazer na panela de pressão, porque dizem que o cozimento rápido demais estraga as propriedades dos alimentos. Mas não consigo acertar com a carne.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sílvia

    Com carnes macias como filé e fraldinha é só selar e colocar em forno quente em fogo alto (bem alto) e deixar até chegar no ponto. Já carnes mais duras tive sucesso assando depois de colocar na pressão (colchão duro deixo umas 2 horas), muda um pouco o gosto do assado, mas fica bom, outra opção é o assa fácil (saquinho para assar) que faz tempo que eu não uso. Eu gosto de usar a pressão porque economiza gás, portanto é ecológica e sem contar a rapidez, minha aliada quando estou atrasada e tenho que fazer uma sopa para os filhotes. Olha o frango do último post, finaliza no forno e não fica com gosto de "frango".

    Bj

    ResponderExcluir
  4. Vou testar com uma fraldinha hora dessas. Valeu as dicas!

    ResponderExcluir