sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dicas para o Almoço de Domingo

Domingo é o dia de ir para a cozinha fazer algo especial, curtir a casa e desfrutar bons momentos com a família ou amigos. Por isso, prefiro cozinhar a sair para comer fora, mesmo que isso implique em trabalho, que vai desde a escolha dos pratos, a compra dos ingredientes até o grande momento do preparo. Além do imenso prazer que todo esse processo me causa, sempre que como fora acho a qualidade da comida e do atendimento ruins, mesmo gastando um bocado, sem contar que almoçar com duas crianças não é tarefa fácil em determinados lugares e assim as opções reduzem drasticamente. Ainda não escolhi o cardápio para o almoço desse domingo e para inspirar aqueles que estão na mesma situação seguem algumas receitas que eu adoro preparar com calma e de preferência ouvindo uma boa música, bebericando uma taça de vinho ou cerveja bem gelada.  


Arroz de Bacalhau

- ½ kg de bacalhau limpo, dessalgado e em lascas. Veja como dessalgar.
- 2 xícaras de arroz;
- azeite sem pudor;
- 3 batatas médias;
- 4 ovos;
- ervilha e azeitona preta a gosto;
- 1 cebola média
- 2 dentes grandes de alho;
- salsinha ou cebolinha
- 1 colher de sobremesa de açafrão.
Descascar as batatas, cortar em fatias grossas e dar uma pré-cozida na água em que o bacalhau foi cozido por uns 10 minutos. Colocar umas 3 colheres de azeite, refogar o alho e a cebola. Adicionar o arroz e refogar bem antes de colocar o bacalhau, colocar as batatas, o açafrão e cobrir com uns dois dedos de água. Quando levantar fervura, provar o sal e colocar a ervilha. Quando a água secar adicione uma xícara de café de água em temperatura ambiente, coloque as azeitonas, regue com azeite, um punhado de salsinha fresca picada, abaixe o fogo, tampe e deixe mais alguns minutos. Desligue o fogo, sem destampar e cubra com pano de prato. Sirva com os ovos, regados com azeite, acompanhado de salada e um bom vinho branco.


Costelinha de porco com alecrim  ou costelinha com barbecue

Essa costelinha de mais ou menos 1,2 Kg temperei na noite anterior com 2 laranjas, 4 dentes de alho, azeite, alecrim fresco e sal grosso e deixei em saco plástico na geladeira. Assei em forno médio em papel alumínio por umas 2 horas, retirei o alumínio e deixei mais uns 40 minuto, em fogo mais baixo, sempre regando com o caldo da assadeira (se secar coloque algum caldo ou água) até dourar lentamente.



- 1 kg de feijão preto;
- 1 lingüiça portuguesa;
- 2 paios;
- 150 g de bacon;
- ½ Kg de lombo de porco;
- 300 g de costelinha defumada;
- ½ Kg de carne seca bem limpa (traseiro de preferência);
- 5 dentes grandes de alho;
- 1 colher de sobremesa de cominho;
- 1 punhado de coentro fresco.
- 1 CS de óleo;
- sal a gosto ou caldo de feijoada knorr.
Na noite anterior colocar o feijão de molho e temperar o lombo de porco cortado em cubos. No outro dia cozinhar o feijão na pressão, conferir com uns 30 minutos, não deixe amolecer demais para terminar de cozinhar com as carnes. Separadamente, cozinhar na pressão a carne seca e retirar toda a gordura. Em uma panela grande, de preferência fundo grosso coloque óleo, frite o bacon, as lingüiças, o lombo, a carne seca (nessa seqüência) até ficar bem corados. Coloque o alho, o cominho, o louro, deixe fritar até ficar bem dourado, adicione o feijão com caldo e a costelinha defumada pré-cozida. Deixe ferver, prove o sal, se precisar coloque sal ou caldo de feijoada (Knorr), eu usei e achei que deu um toque legal. Deixe o feijão engrossar, tomar gosto das carnes e antes de desligar coloque um punhado de coentro fresco. Comi de joelhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário