domingo, 25 de abril de 2010

Cozinha prática!

Minha maior preocupação no momento é cozinha prática com receitas rápidas e boas. Meu tempo é muito curto, como o da maioria das pessoas. Então, eu e minha querida amiga Ana, mães-profissionais, encarceradas pelo tempo, resolvemos juntar panelas no feriado. Eu levei a salada e a Ana fez um frango com ameixa, receita de sua mãe, que encaixa perfeitamente no espírito cozinha prática. Quando conheci minha amiga, ela não gostava de cozinhar e o desinteresse pelo tema lhe conferia uma insegurança própria dos que passaram reto pela cozinha. Porém, nos últimos meses, tenho percebido um crescente interesse da Ana em trilhar os caminhos da culinária, até porque recebemos nos jantares da confraria de vinho e todos têm se esmerado deveras com o que põe à mesa. Eu conferi a nova fase e aposto que a insegurança vai passar rapidinho porque o resultado foi perfeito, enroladinho de frango delicioso e super fácil de fazer. Feriado de sol, filhos entrosados brincando em volta, conversa agradável com os amigos e vinho para acompanhar. Assim são os momentos preciosos de nossa vida.

Enrolado de Frango com ameixa da Mãe da Ana
- Filé de peito de frango temperado ao seu modo;
- 1 fatia de presunto para cada filé;
- um punhado de ameixa seca sem caroço para cada filé;
Molho:
- 1 caixa de creme de leite.
Modo de Fazer;
- Recheie cada filé de frango temperado com 1 fatia de presunto e um punhado de ameixa seca; dependendo do gosto pessoal, enrole cada filé e prenda com palito. Em uma panela, ou frigideira alta, coloque azeite, os enroladinhos de frango e não deixe fritar. Adicione um dedo de água, tampe e deixe cozinhar. Deixe pegar cor apenas após o cozimento. Não deixe secar totalmente o líquido e caso ocorra pingue água quente. É importante não fritar os filés antes de cozinhar para não ficar duro, assim fica bem macio. Retire os enrolados e coloque o creme de leite na panela, misture os líquidos, prove o sal e coloque sobre os filés para servir. Muito fácil e saboroso.

Na salada, coloquei sobre as folhas de alface americana: cebola roxa, grão de bico, cenoura ralada e gorgonzola para contrastar com a ameixa.

8 comentários:

  1. Caliê, preciso te passar uma apostila do Senac então! De um curso chamado 'Cozinha Rapida Facil e Descomplicada" Me manda um e-mail. Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Hummm... que feriadão gostoso, hein? Me deu vontade de estar com vocês! Beijão e até sexta, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Oi Caliê,
    realmente essa minha nova fase de "descoberta dos potenciais culinários" deve ser creditada a você! Sempre tive vontade de aprender a cozinhar e coloquei isso como meta na minha vida. Aí, só faltava aquele empurrão p/ começar!! Amiga: muuiitttooo obrigada por me ajudar nesta empreitada!!! Estou adorando poder receber convidados cozinhando para eles!!
    Beijão, Ana

    ResponderExcluir
  4. Diego obrigada, terei receitas novas para testar. Denise não vejo a hora de chegar sexta-feira. Ana fico muito feliz de mais uma amiga se contagiar com minha paixão por culinária.

    Bj a todos

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaaaaaaaaa...fiquei c ciúmeeee...nao faço parte dessa confraria...mas continuo na cozinha. kkkkk, agora prestes a cozinhar frutos do mar. Estou aguardando sua visita em terras sergipanas, melhor dizendo, aracajuanas!!bjo e ate!!
    Angela

    ResponderExcluir
  6. ahhh...adorei o blog, vc é muito caprichosa e ta com tempo hein????rssss... pura irônia minha.saudade!!

    ResponderExcluir
  7. Caliê, dei um impulso no meu blog, está muito cru ainda, mas pretendo deixá-lo tão bonito quanto o seu! Dê uma olhadinha lá: amigosvinhosecia.blogspot.com

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Oi Caliê,

    Que receita maravilhosa! A nossa amiga Ana está de parabéns - e eu é que estou "lucrando" - com duas amigas trocando receitas terei ótimas oportunidades de saborear verdadeiros banquetes - podem ficar tranquilas que me comprometo a saborear tudo com calma, apreciar cada detalhe e tecer cuidadosos comentários de uma simples degustante - de coração! Até nosso encontro de sexta!

    ResponderExcluir