terça-feira, 13 de abril de 2010

Domingão, amigos e ótima comida...

Adoro quando recebo convite para almoço ou jantar no final de semana. Não pensem vocês que é apenas para me livrar da cozinha, porque eu adoro cozinhar e sim pelo prazer de saborear uma comida diferente, além do papo descontraído com os amigos regado a uma bebidinha para relaxar do estresse semanal. Domingo eu, filhotes e marido fomos à casa de uma querida amiga para almoçar. O dia estava maravilhoso, o céu de um azul deslumbrante, o calor extenuante de dias atrás deu lugar a um clima ameno e a companhia nem se fala de tão boa. Na casa da Ana, que está chiquérrima depois da reforma, quem pilota o fogão é o Dudu seu marido e ele caprichou. De entrada, pão acabado (literalmente) de sair do forno, escabeche de abobrinha bem curtida, copa, azeitona e queijo fresco com ervas. A seguir caldinho de mocotó, eu sei que tem gente que tem preconceito com essa iguaria, mas vou te contar coloquei umas gotas de tabasco e comi rezando. O Luca comeu duas cumbucas com pedacinhos de pão caseiro, nem preciso falar do meu contentamento, porque para as mães quando o filho come acabam-se todos os problemas do mundo. Já estávamos bem satisfeitos quando veio salada verde (com um molhinho maravilhoso) acompanhando a sopa paraguaia, para quem não conhece esse prato tradicional do Paraguai é uma torta maravilhosa de milho com queijo, é torta e chama sopa, vai saber o que passa na cabeça dos vizinhos! Depois desse terceiro round ainda veio o escondidinho de carne seca para nocautear de vez os convivas. Como já virou praxe eu escolher a estrela da mesa, nessa hora eu ainda estava super em dúvida de qual havia sido o melhor prato, quando chegou a sobremesa. Eu não sou de doce e nem sei fazer sobremesa, mas a calda de goiabada morna escorrendo pelo sorvete de creme foi o grand finale do almoço. O Dudu me confidenciou a receita que é muito simples: goiabada da boa, mas não deve ser cascão, água para dar o ponto (nem muita nem pouca água, ele disse que pouca água quando esfria a goiabada endurece) e limão. Gente, não existe coisa mais simples e deliciosa!

7 comentários:

  1. Caliê, parabéns pelo Blog; está muito bacana. Gostei da variedade das receitas e das ocasiões que vc citou junto com elas. Quando tivermos mais coragem aqui em casa, vamos tentar "experimentar" algumas coisas novas no fogão. Sempre com um bom fermentado ao lado...
    Abração, Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Daniel.
    Nos colocamos a disposição como cobaias para degustar suas tentativas gstronômicas!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Esta calda, vou fazer com certeza!!!!valeu!!

    Ra
    Botucatu, 14/04/2010

    ResponderExcluir
  4. Nossa que vontade de comer sopa paraguaia. Minha avó Elza e a Cibele irmã da minha mãe moram no MS e lá é bem comum. Adoro!!! Boa lembrança! Assim que der um tempinho vou procurar a receita e fazer!!!
    Eu tb adoro comer na casa dos amigos mas por incrível que pareça não tenho amigos em Sorocaba que gostam de cozinhar. A maioria pede comida de restaurante. Uma pena!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Tati
    Então quando vier a Prudente deixe um tempinho na conturbada agenda para ir jantar em casa. Será um grande prazer pe eu já vou aproveitar e aprender coisas novas com você. Já fiz 2 receitas suas e ficaram divinas.

    Bj

    PS- Nào esqueça de me avisar quando vem!

    ResponderExcluir
  6. Caliê seu blog está divino. Como leitora assídua, me identifiquei com a Sopa Paraguaia. Me lembrei de quando ia pra fazenda nas tão esperadas férias de Julho, naquele típico inverno sul-matogrossense, quando minha tia (descendente de paraguaios, criada em uma fazenda na fronteira) fazia no meio da tarde a Sopa Paraguaia, com milho fresquinho e pedaços de queijo coalho feito na fazenda e para acompanhar um cafezinho coado na hora. Ah, quanta saudade do meu tempo de menina! Hoje aprendi a fazer, só que não fica igual, porque acho que o gostinho de fazenda e de infância são os ingredientes especiais. Realmente é uma delícia e fácil de fazer! Beijos Ana Paula (sua orientada, ex né!)

    ResponderExcluir
  7. Querida Ana obrigada pelas visitas.
    Que vontade de comer essa delícia que sua tia fazia!!!!

    Bj

    ResponderExcluir