domingo, 15 de maio de 2011

Moqueca de Camarão

Essa Moqueca, simples de preparar, ficou muito boa e parecida com as que provei em Salvador.  Adorei tanto os pratos da capital da Bahia, que quando voltei, após passar 10 dias em 2009/2010, estava tão conectada com os sabores que resolvi escrever o Cozinha de Retalhos. O aroma de coentro, a simpatia do povo, os sabores picantes e o mar me conquistaram para sempre, espero voltar mais vezes. Coentro é uma erva de amor ou ódio e junto com a pimenta e o óleo de dendê compõe a tríade de tempero que está na mesa do baiano, em muitos pratos, para o desespero de quem odeia. Eu amo e acho que o segredo é usar com parcimônia para não assustar os paladares mais tímidos.  Meu marido diz que não gosta de coentro, mas adorou a Moqueca e já comeu, sem saber logicamente, até no feijão! 

Moqueca de Camarão
½ Kg de camarão pequeno
3 tomates (sem pele) bem maduros picados
½ pimentão vermelho
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho
1 CS Azeite de oliva
½ CS Azeite de dendê
1 cs de dendê Colorau
200 mL de Leite de coco
Sal, pimenta, Coentro à gosto

Temperei o camarão com alho (1 dente pequeno), sal e um fio de azeite, deixei tomar gosto uns 30 minutos. Em uma frigideira grande dourei o alho (1 dente) em azeite de oliva e dendê, coloquei a cebola e o pimentão para refogar até ficarem macios, quando adicionei o tomate e deixei cozinhar por uns 15 minutos após temperar com sal e uma pitada de pimenta. Quem não tem criança e gosta de pimenta deve refogar 1 dedo de moça junto com os temperos. Coloquei os camarões e após mudar de cor (uns 3 minutos), o leite de cocô, o colorau e deixei ferver, cuidado para não deixar os camarões muito tempo no fogo, ficam borrachudos. Antes de desligar salpiquei um punhado de Coentro e reguei com um fio de azeite de dendê, com arroz branco e vinho Chardonnay (ou outro branco) geladinho fica um absurdo de bom!

2 comentários:

  1. Amigotaaa, arrasou na moqueca...mas coentro realmente nao consigo mais...rssss. Acho que é uma questao de honra, por que aqui colocam coentro em no feijao, na salada, no molho...tudo ao mesmo tempo, logo a comida tem apenas gosto de coentro. Nao da!!! Mas pior do que o coentro é a pimenta de cheiro...aarrghhhh. Nada como nosso tradicional alho, cebolinha e salsinha!! bjo. Angela

    ResponderExcluir
  2. Amiga que saudade! Quero ir te visitar e ter uma overdose de coentro...kkkkk

    Bj

    ResponderExcluir