domingo, 25 de setembro de 2011

Massa para Risóles ou outros salgados fritos

Essa massa para risóles, que também serve para outros salgados fritos como bolinha de queijo ou coxinha, encontrei há muito tempo na internet, quando eu nem tinha blog, portanto copiava a receita e não sabia onde tinha achado; hoje tenho o cuidado de sempre saber a fonte. Então, em repúdio ao plágio, solicito que, se o autor dessa massa tão espetacular vir esse post, se apresente para receber os créditos. A primeira vez que eu usei foi para fazer bolinha de queijo e deu super certo, por isso fiz esses risóles que também ficaram divinos. Quero testar futuramente fazendo umas coxinhas de frango.

Massa para salgado frito
- ½ litro de leite;
- ½ litro de água;
- 2 caldos Knorr;
- 2 CS de margarina (usei manteiga);
- 4 copos de 250 mL de farinha de trigo.
Levar ao fogo em uma panela o leite, a água, os caldos, a manteiga, prove o sal e se necessário acrescente uma pitada. Quando ferver acrescente a farinha de trigo (peneirada) de uma só vez, misture tudo até formar uma bola e deixe no fogo, sempre mexendo, até descrudar do fundo (uns 3 a 4 minutos). Colocar a massa na pedra da pia, ou mesa e sovar até ficar bem lisa. Abra a massa com rolo de macarrão e corte com a boca do copo no tamanho que desejar, use o recheio que quiser, feche bem as pontas, passe no ovo, na farinha de rosca e frite em óleo quente.

Usei recheio de queijos (gorgonzola, mozarela, cheddar, requeijão) e presunto, tudo bem picado e misturado ao requeijão que deu liga ao recheio. Imagino que risóles de camarão ou carne seca com catupiry deve ficar o bicho de bom!!!!

Coloquei um pouco de tomilho, dá para ver as folhinhas na massa. 



Pic-nic no quintal!

2 comentários:

  1. oi adorei a dica mas gostaria de saber quantos salgados de pequeno porte rendem,tipo risóles cortados com copo americano

    ResponderExcluir
  2. Desculpe que vi agora o comentário. Rendeu uns 40 risóles, não tenho o número exato pq não usei toda a massa no dia que fiz. Usei 2 dias depois o restante que mantive na geladeira em filme plástico e ficou bom também. Legal que dá para preparar a massa na véspera de usar.

    ResponderExcluir